Propósito

Promover o desenvolvimento da sociedade com aplicação de inovação e tecnologia.

Missão

Representar e fomentar os interesses coletivos das empresas associadas na construção de uma sociedade fortalecida pela Tecnologia da Informação.

Visão

Trabalhar para que o setor de TI seja o principal vetor de desenvolvimento regional e nacional.

Um Pouco da História da Assespro-GO

Fundada em 23 de junho de 1976, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Federação Assespro, é a mais antiga entidade do setor no Brasil e uma das mais antigas no mundo. Ao longo dos seus mais de 40 anos, a entidade vem defendendo legitimamente os interesses das empresas nacionais de tecnologia e inovação.

A importância da Federação e Regionais Assespro consiste no reconhecimento em todos os níveis do governo, sendo membro ativo de diversos conselhos e comitês, como o Comitê da Área de Tecnologia da Informação e o Comitê Gestor da Internet do Ministério de Ciência e Tecnologia, entre outras a nível nacional e nas Regionais.

Hoje a Federação Assespro comporta mais de 2500 empresas de software e serviços de tecnologia a ela ligada por intermédio de 13 regionais, cada uma com diretoria própria, eleita democraticamente.

O universo de associados é composto de empresas privadas nacionais possuindo os maiores acervos da experiência profissional brasileira na área da tecnologia e inovação fora da tutela do Estado e das grandes corporações privadas, atendendo a um universo de clientes de médio e grande porte, como a um incontável número de micro e pequenas empresas em todo os recantos do Brasil. Assim, podemos afirmar que 90% das empresas independentes têm sua presença assinalada na Assespro.

Em 02 de agosto de 2018 a Federação Assespro, assim como todas as suas 13 regionais, passaram por uma mudança total de identidade. A nova identidade da Assespro foi baseada em um modelo de comunicação distribuída, representando a inteligência espalhada da entidade, em seus diversos conselhos, grupos, frentes de atuação e conexões.

Em 26 de sembro de 2018, foi lançado o Conselho de Inteligência Jurídica para apoiar estrategicamente a Federação Assespro e suas regionais em questões jurídicas controversas, especialmente tributárias e trabalhistas, bem como gerar, debater e discutir medidas legais e estratégicas que visem avançar no marco regulatório do segmento de tecnologia e inovação com medidas estruturantes e concretas, sendo referência no País como inteligência jurídica e fiscal em questões de tecnologia.

A Federação Assespro também representa o Brasil internacionalmente nas entidades ALETI (Federação das Associações de Entidades de TIC da América Latina, do Caribe, Espanha e Portugal) e WITSA (Aliança Mundial de Tecnologia e Serviços de Informação).

A WITSA é um dos principais consórcios de membros da indústria de TICs de mais de 80 países / economias ao redor do mundo. Os membros da WITSA representam mais de 90% do mercado mundial de TIC. Como a principal voz reconhecida da indústria global de TIC, a WITSA busca impulsionar a transformação e aumentar a indústria, dado que as TIC são o principal motor da economia global.

Já a ALETI é a Federação que reúne a Indústria de TIC de 19 países, sendo a sua missão integrar todas as Entidades de TIC (federações, câmaras e associações) da América Latina, do Caribe, Espanha e Portugal para promover o uso, desenvolvimento, intercâmbio e comercialização de tecnologias, bem como promover a geração de políticas positivas para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento na região para acelerar a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Empresas Associadas Fortalecidas

A estratégia da Federação Assespro para fortalecer suas associadas e contribuir assim para a geração de negócios e empregos, consiste em duas linhas de ação: ampliar o mercado interno e aumentar as exportações. As ações implementadas são executadas a nível nacional pela Federação Assespro e a nível Regional pelas Assespros Regionais.

A Assespro-GO vem desde 2015 atuando junto ao ecossistema goiano de TIC através do setor privado (empresas associadas e entidades parceiras), setor público, acadêmia e população em geral, todos em busca do mesmo objetivo, melhorar a vida das pessoas através da tecnologia.

A Maior Associação de Empresas de Tecnologia do Mundo